terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARABÉNS AMIGO PROFESSOR!


AMIGO PROFESSOR
Sempre que estou para baixo,
Que parece haver uma nuvem escura se aproximando ou mesmo quando ela já está aqui, Que sinto que meus ombros não vão suportar o peso da vida,
Você sempre aparece...
Transformam tudo em luz e amor.
Somos pessoas diferentes,
Mas quando estamos juntas é como se fôssemos uma só brincadeira aprendizado,
Uma só risada, Um lampejo de luz.
Quando nos encontramos o mundo inteiro parece mudar de cor, QUERIDO MESTRE
O ar fica puro, Os dias lindos e ensolarados, e os nossos encontros produtivos, QUERIDO MESTRE!
Meus ombros não sentem mais o peso de antes... Aprendi com você, coisas novas,
A amizade de você professor inunda de luz meu coração, uma vida de saber,
Me faz sentir vencedor, Me faz ver toda a beleza que a vida tem.
Essa é uma declaração de amor a você professor Deus te colocou no meu caminho para me fazer feliz para me ensinar a ser uma pessoa mais humana e sabia cheia de conhecimento parecida com você, obrigado por Ser meu Mestre do Saber!
PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DIA!

Uma mensagem da Assessoria de Comunicação da Educação de SJV
Assessor: Bernardo Silva

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO ESTE É O SEU DIA PROFESSOR!

                               Dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

5,2 milhões de professores necessários para atingir meta de educação

ONU diz que 57 milhões de alunos estão fora da escola primária; 250 milhões de crianças não sabem ler nem escrever; Dia Mundial do Professor foi neste sábado.


A ONU afirmou que o mundo precisará de 5,2 milhões de professores para atingir as metas de educação primária universal até 2015.

Serão 1,6 milhão de novos contratados e 3,6 milhões apenas para substituir aqueles que estão se aposentando ou deixando a profissão.
Professor
A informação foi divulgada para marcar o Dia Mundial dos Professores,  comemorado neste sábado, 5 de outubro.
O comunicado foi preparado por quatro agências da ONU: a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e o Unicef, Fundo da ONU para a Infância.
Além deles, participaram também o Programa para o Desenvolvimento, Pnud e a Organização Internacional do Trabalho, OIT.
Futuro
Segundo as agências, os professores representam a chave de um futuro melhor para todos. "Eles inspiram e desafiam os cidadãos globais."
O documento afirma que nada pode substituir um bom professor. Segundo ele, evidências mostram que os professores, suas habilidades e conhecimentos são os fatores mais importantes para uma educação de qualidade.
Isso exige um treinamento rigoroso e um desenvolvimento profissional contínuo.
A ONU diz que todos sabem disso, mas que frequentemente os professores continuam recebendo baixos salários e são excluídos das políticas de educação e de todas as decisões do setor.
Solução
Segundo as agências, aprender não é possível sem professores profissionais, bem treinados e valorizados. Os mestres são a solução para a crise do ensino.
Eles fazem parte da Primeira Iniciativa para a Educação Global do Secretário-Geral, Ban Ki-moon, que tem como meta garantir que cada criança frequente a escola, receba uma educação de qualidade e desenvolva um novo sentido de cidadania global.
A iniciativa diz que a educação das gerações futuras está em jogo a menos que se coloque o melhor professor possível dentro de cada sala de aula.
Números
Segundo as Nações Unidas, 57 milhões de crianças estão fora da escola primária. Se a tendência atual continuar, a ONU calcula que 49% desses menores nunca entrarão numa sala de aula.
Outro fator preocupante é que 250 milhões de crianças chegam aos 10 anos, o que corresponde à quarta série primária, sem saber ler ou escrever. Aproximadamente metade desses menores está na escola.
Uma pesquisa feita pela Unesco mostrou que a falta crônica de professores deve persistir depois de 2015 caso nada seja feito.
Até 2030, o documento mostra que o mundo vai precisar de mais 3,3 milhões de professores para o ensino primário e 5,1 milhões para o ensino secundário.
Segundo a Unesco, 58% dos países não têm professores suficientes para atingir as metas até 2015.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VENHA PRA CÁ!

EI! PISIU!...
OLHA O NOSSO BLOGGER COMO ESTÁ MAIS BONITO!
MATÉRIAS
REPORTAGENS FOTOS
ARTIGOS
UMA INFINIDADE DE INFORMAÇÕES
PRA
 VOCÊ FICAR ANTENADO COM AS COISAS DA SUA ESCOLA
ACESSE O BLOGGER DA ESCOLA E VEJA!
colegiocristo.blogespot.com.br (CRISTO REDENTOR)
educandariomjsjv.blogespot.com.br (EDUCANDÁRIO MENINO JESUS)
escolamgcsjv.blogspot.com.br( ESCOLA GUILHERMINA CABRAL)
ruralcampos.blogdpot.com.br (ESCOLAS DO CAMPO)

PARTICIPE OPINE DE MAIS VALOR AS ATUALIZAÇÕES DE SUA ESCOLA, SEJA UM PARTICIPANTE ATIVO DE SUA ESCOLA, COLABORE COM NOSSO:
·         CONTE A HISTÓRIA DE SUA ESCOLA
·         FALE DOS LIVROS QUE VOCÊ LEU
·         QUE AULA MAIS LHE MARCOU
·         QUE GRUPO DE AULA VOCÊ GOSTA DE PARTICIPAR
·         VOCÊ É QUEM FAZ A ESCOLA PARTICIPE!

Como falar de sexualidade no ensino fundamental?

SEXUALIDADE

A pergunta que nunca cala nas capacitações de professores em educação sexual é: quando devemos começar a falar de sexualidade com os alunos?
Acho que não existe uma idade determinada para se falar de sexo, mas é visível que, quando os alunos estão entrando na puberdade, começam a se interessar mais pelo assunto.
Como os hormônios entram em ação, meninos e meninas ficam inseguros e curiosos para saber o que está acontecendo ou vai acontecer com o corpo deles.

O corpo muda

Em geral, as meninas querem saber sobre o desenvolvimento dos seios: quando vão menstruar? Quando os seios vão crescer (ou parar de crescer)?
Já os meninos, guardam a sete chaves a curiosidade sobre o crescimento do pênis e aprimeira ejaculação. Muitos deles acreditam que ela está ligada à masturbação – e que, quanto mais se masturbarem, mais cedo irão ejacular. O que não é verdade.
Muitos ficam preocupados em se livrar das espinhas, ou de chegar perto das pessoas com novos odores que os deixam sem graça. As meninas ficam preocupadas com a pele, e os meninos, com o famoso chulé.
Mas as mudanças físicas não param aí. Alguns ficam desconfortáveis com seu novo tamanho – sejam muito altos, ou muito baixos, e outros ainda têm vergonha em lidar com o aparecimento ou não, dos pelos, e o medo de ser ridicularizado pelos colegas se sua voz afinar durante a apresentação do trabalho.

A mente muda

Como se tudo isso não bastasse, as mudanças ocorrem também nos sentimentos, na forma de ver a vida, no seu estado emocional e no interesse afetivo e sexual pelas pessoas.
Até os 14 anos, aproximadamente, o chamado “melhor amigo” é fundamental na vida dos adolescentes e isto pode gerar um momento de indefinição, onde muitos deles confundem admiração com tesão.
Em posts futuros falaremos mais sobre como abordar a homossexualidade na escola.

Como ajudar?

Um bom jeito de tratar a sexualidade na escola é determinar um momento semanal, ou mesmo mensal, com um profissional capacitado para atender as dúvidas da turma utilizando dinâmicas de grupo e jogos educativos.
No entanto, se isso ainda não é possível na sua escola, você pode aproveitar situações que surjam na sala de aula ou mesmo nos conteúdos de sua disciplina para abrir este espaço e fazer uma roda de conversa, buscando saber o que os jovens pensam e sabem sobre o tema e complementar as informações.
Mas fique atento. É muito importante que os temas estejam de acordo com o interesse e a capacidade cognitiva de cada faixa etária.
Em meio a tantas dúvidas, o que estes alunos não podem é ficar sem atenção. Este é um período bastante tumultuado para eles, e é fundamental ajudá-los a passar por essa fase com clareza e segurança.
Um beijo e até a próxima semana!
Por Bernardo Silva