sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O renovado conteúdo de história


A história sempre se renova e torna ainda mais conhecido o seu conteúdo, atualizando-se a cada dia. O modo como as coisas e os fatos se sucede dão conotação, de que este estudo é fascinante e permite-nos entender fatos de nossa contemporaneidade. O elo histórico passado confunde-se com o presente e muda de repente conforme novas culturas, regras, e inventividade humana acontecem. Os recentes conflitos pela posse da terra no extremo sul da nossa Bahia é um exemplo de que a mudança no conteúdo histórico acontece com a virada do sol.
Como professor do conteúdo de história às vezes me pego na sala de aula, vendo o conteúdo da nossa historia, desfilando em minha frente em formas de invasões e protestos que aglutem o desejo das pessoas brancas e dos indígenas de terem um pedaço de campo (terra) para morar e plantar e colher o sustento de sua família seja ela de brancos ou de índios. A aventura literária passa por eventos que surgem ao longo da caminhada, para modificar a história e renovar o seus auspícios de matéria decorativa em pleno século XXII. Os índios antes escravos dominados e segregados agora, senhores da terra envolta em demarcações e carregadas de liminares judiciais, ora a favor de um ora a favor de outro. Para os brancos antes senhores da terra agora refém dela, os expulsos que, fogem a meia-noite buscando a proteção da mesma justiça que antes concedem liminares favoráveis a invasores seja eles brancos, mestiços, pardos ou índios. Para o mestre que conta a história, os novos conteúdos devem ser preparados com o objetivo de fornecer ao educando uma visão critica dos fatos, entendendo os acontecimentos e ao mesmo tornando-os conhecedores e contemporâneos dos fatos vivenciados por eles em tempo real. Que nesta semana o professor traga pra sala de aula novos encaixes de conteúdo inovadores e promova um debate na sala de aula no conteúdo de história. Boa semana para todos.

Por Professor Bernardo Silva

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ESCOVAÇÃO DENTÁRIA NAS ESCOLAS, UMA META SOCIAL DO GOVERNO DUTE

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA, Nesta manhã de terça-feira, aconteceu na Escola Guilhermina Cabral no centro da cidade uma palestra sobre saúde dentaria, esta motivou os alunos a escovarem os dentes e receberem um porção de flúor na sua dentição. A Dentista Nathaly, que está lota da na unidade de saúde do Bairro Novo explicou a nossa reportagem que a prevenção é muito importante para que os pequeninos, criem hábitos de escovação diária e que passem a manter uma rotina que os ajudará por toda a vida. Ela ainda explicou que esta ação do governo municipal de Dute em parceria com a secretaria de saúde estadual que visa levar para o âmbito escolar a saúde dentaria. O acontecimento segundo a diretora da escola a Sra Edileusa Ramos, ocorrerá também no turno vespertino da escola.
Nós estivemos lá e contamos pra você, veja as fotos.
Por Bernardo Silva


Dentista Nathaly e diretora Edileusa explicam aos educando a importância de escovar os dentes






REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar, reconhecido pelo governo. 

Para obter a revalidação, os seguintes passos devem ser seguidos, segundo a legislação atual:

a) Entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas:
“São competentes para processar e conceder as revalidações de diplomas de graduação as universidades públicas que ministrem curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim.” (Art. 3º Res. nº 1, de 29 de janeiro de 2002)

b) Deverão ser apresentados, além do requerimento, cópia do diploma a ser revalidado, instruído com documentos referentes à instituição de origem, duração e currículo do curso, conteúdo programático, bibliografia e histórico escolar.

c) O aluno deverá pagar uma taxa referente ao custeio das despesas administrativas. O valor da taxa não é prefixado pelo Conselho Nacional de Educação e pode variar de instituição para instituição.

d) Para o julgamento da equivalência, para efeito de revalidação de diploma, será constituída uma Comissão Especial, composta por professores da própria universidade ou de outros estabelecimentos, que tenham qualificação compatível com a área do conhecimento e com o nível do título a ser revalidado.

e) Se houver dúvida quanto à similaridade do curso, a Comissão poderá determinar a realização de exames e provas (prestados em língua portuguesa) com o objetivo de caracterizar a equivalência.

f) O requerente poderá ainda realizar estudos complementares, se na comparação dos títulos, exames e provas ficar comprovado o não preenchimento das condições mínimas.

g) O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação é de 6 meses, a contar da data de entrada do documento na Ifes.

O Brasil não possui nenhum acordo de reconhecimento automático de diplomas; portanto, as regras são as mesmas para todos os países.
Por Bernardo Silva

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MANHÃ DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES NO EDUCANDÁRIO MENINO JESUS

O Palestrante Ginivaldo ladeado por diretores e professores do Educandário Menino Jesus.

São José da Vitória – BA, Aconteceu nesta manhã em nossa cidade um curso de Formação para professores que atuam em educação Infantil, o palestrante o Sr Ginivaldo de Almeida Silva, de Ibicuí – BA,com formação em Pedagogia, Pós Graduado em Letra, e está atualmente cursando RH, e é integrante da CONSULPED. Ele com muita maestria explicou os componentes da formação para professores que trabalham na seires iniciais, o desafiador trabalho que o professor tem para dar letramento ao educando. Nas suas exposições ele primou pelo ponto afetividade que o mestre deve demonstrar pelo educando, trazer ele para o contexto da sala de aula e fazê-lo interagir com os demais, explorando as sua vivencias. O Professor deve usar o lúdico para tornar a sua sala mais animada e participativa na promoção do aluno. O educando deverá ser valorizado, estimulado a conviver com a sala de aula e tirar proveito com o letramento. Mencionou ele que, a afetividade esta ligada em como o professor trata o aluno, isto deverá ser feito com o sentimento de aceitação de um pelo outro. Três coisas são importantes para o mestre envolver o educando: brincadeiras, movimento, afetividade, tendo isto em vista o professor estará incutindo no seu aluno os direitos sociais, históricos e culturas do direitos. A formação foi para professores que atua na educação infantil, estiveram presentes a esta formação as diretoras escolares Elian e Donga, e as coordenadoras da escola este evento é uma promoção do governo Dute que muito tem contribuído para a educação de nossa cidade, e da secretaria de educação na pessoa da sua secretaria Sra Geniria Almeida.
Por Bernardo Silva


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SEMINÁRIO: A CRIAÇÃO DO MUNDO SOB A ÓTICA DE DIVERSAS RELIGIÕES


SEMINÁRIO: A CRIAÇÃO DO MUNDO SOB A ÓTICA DE DIVERSAS RELIGIÕES

DSCF3283SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA

SEMINÁRIO: A CRIAÇÃO DO MUNDO SOB A ÓTICA DE DIVERSAS RELIGIÕES

 Aconteceu em nossa cidade um seminário sobre a criação do mundo sobre as versões, indígenas, católica, espirita, evangélica e do candomblé. O seminário tinha por objetivo levar ao conhecimento do publico as versões destes seguimentos, como o mundo veio a existir e como foi criado. Os palestrantes se revezaram em dar as suas versões e explicações sobre a criação do mundo e do universo, ouvimos primeiro o Pároco Local o Padre Nicolau Clark, ele expressou o pensamento católico sobre o assunto, e afirmou que o mundo foi feito pelo criador Deus senhor de todos. O mesmo pensamento foi seguido pelo Pastor Edvaldo Bezerra, que mostrou fatos que comprovam a criação do mundo por um ser inteligente disse ele, em seguida a palestrante Professora Isabela, concedeu-nos uma visão do que o espiritismo acredita ter sido a criação deste mundo separados por meta físicas e outras fazes de períodos criativos. A Segui o Professor José Bernardino, (Bernardo Silva)expôs para os presente a visão indígena sobre o assunto, explicou ele que os indígenas acreditam que Tupã deus Sol criou todas as coisas e as sustem com amor e carinho, entre os indígenas não existe períodos criativos Tupã foi criando e continua fazendo isto. Já o Professor Rui Povoas, que também é babalorixá, apresentou a visão do candomblé sobre o assunto, acredita ele que deus criou todas as coisas, explicou sobre encarnados e desencarnados e pregou a visão humanista sobre a vida e o seu cotidiano. Antes Tivemos as alunas Edicleia e Mara que apresentou para os presentes o que foi feito para que as pesquisas relacionada ao assuntos fossem feitas e a feitura de livros de panos, o mestre de cerimonia foi o Professor Andinho, e a autora e relatora foi a professora Lúcia Maria, que se disse está "emocionada e feliz com a execução do projeto revertido em seminário". As explicações foram seguidas de interpelações do presentes que fizeram perguntas diretamente aos palestrantes e todos eles deram mais explicações sobre o assunto.

Veja as fotos do evento.
Por Bernardo Silva.

Professor José Bernardino explicando a criação do mundo segundo os pataxós



DSCF3188 DSCF3189 DSCF3190 DSCF3191 DSCF3192

sábado, 10 de agosto de 2013

NOITE DE HOMENAGEM AOS PAIS NO GUILHERMINA E NO EDUCANDÁRIO MENINO JESUS

Lucineide, Sra Geniria secretaria de educação, enfermeira Dajuda e Vanessa. 
SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA, Ontem a noite a aconteceu simultaneamente uma comemoração com tom de homenagens aos pai de nossa cidade, as escolasEducandário Menino Jesus e Guilhermina Cabral, trouxeram os pais para comemora o seu dia de maneira antecipada, e a noite tornou-sr festiva e cheia de significado para os pais presentes e comunidade escolar. A Secretaria de Educação do governo Dute promoveu esta manifestação, demonstrando a integração governo e escola, a nossa secretaria de educação a Sra Geniria Almeida compareceu aos dois evento silmuntaneo e demonstrou-se preocupados com o cotidiano doa pais e agradeceu por eles estarem presentes ao evento feito exclusivamente para eles. As diretoras, Donga e Edileusa, foram receptivas com os pais e deram inicio a programação da noite que se seguiu com falas de professores e professoras engajados na programação, e de pais que agradeceram pela homenagem e quiseram saber dos mestres como sãos seus filhos na sala de aula. A secretaria de saúde esteve presente na pessoa da enfermeira D'Ajuda, por sinal muito conhecida em nosso meio pois alem de enfermeira é cantora gospel, ela explicou para os pais presentes o perigo do câncer de próstata, e os cuidados que se deve ter para que ele seja evitado. Outros momentos foram significativos pois o objetivo era comemorar o dia dos pais de alunos lotados na duas unidades escolares. Dinâmicas e leituras de mensagens especiais foram apresentados e deixaram os pais muitos felizes. O Nosso Blogger A REALIDADE esteve lá e conferiu tudo  pra você. 
Veja as fotos do acontecimento.
Por Bernardo Silva.