sábado, 30 de março de 2013

REUNIÃO ENTRE PAIS E MESTRES MOVIMENTA INICIO DO ANO LETIVO

Diretora Lucivânia e Vice Cleuza Atendendo aos pais e mestres.
São José da Vitória - BA Aconteceu na primeira semana de março a reunião entre pais mestres e diretoria do Colégio Cristo Redentor. Esta reunião teve por objetivo estabelecer metas e diretrizes para o ano letivo de 2013. O comparecimento em massa dos pais demonstrou que, os mesmos estão interessado na promoção dos seus filhos e que as decisões tomadas em conjunto resultam em aprovação da comunidade como um todo. Na oportunidade foi mostrado aos pais a importância de acompanharem o ano letivo dos seus filhos dia a dia, semana a semana, mês a mês, pois só assim poderão detectar possíveis problemas e em tempo corrigi-los. Para o corpo diretivo e os mestres envolvidos, a reunião foi marcante, e também servi para estreitar os laços entre a escola e a comunidade na busca de soluções conjunta para os problemas da unidade escolar. A Sra Lucivânia gestora do Colégio demonstrou amabilidade com todos e disse estar a disposição de todos e que gostaria de trabalhar juntos comunidade e escola. Na oportunidade foi lembrado também a necessidade de construção de uma cozinha e um refeitoário  e biblioteca para melhor atender os educandos, e melhorar a qualidade do atendimento da unidade escolar. Veja nas fotos abaixo o comparecimento em massa dos pais.







Por Bernardo Silva

quinta-feira, 28 de março de 2013

FAXINA NA CIDADE E NAS ESCOLAS!

Portal da cidade um convite ao visitante

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA – BA Está a correndo a passos largos o faxinaço na cidade de São José. O prefeito Dute ordenou: “Cidade limpa povo feliz”  as ruas da cidade exprime um ar de limpeza que dá nas vistas, ainda existe os bairros periféricos e as ruas que ainda irão receber pavimentação. Mais uma coisa é certa ta limpo ta legal, dona Maria moradora das imediações da Praça do “D” disse a nossa reportagem que a cidade está um brinco, uma belezura, “se continuar assim vai longe” afirmou outro ponto de renome na cidade é a praça da Bíblia que passou por reforma total, ainda no centro da cidade temos a praça Francisco Pinto que está de cara nova, prédios públicos e altarquias estão sendo reformados a todo vapor como é o caso do maior Colégio do município o Cristo Redentor que na gestão atual recebeu mobiliários novos e uma reforma orçada em mais de 300 mil reais. A secretaria de viação e obras está imbuída de promover essa nova cara da cidade e só quem sai ganhando são os moradores, esta é a valorização que a nossa comunidade precisa, "afinal povo desenvolvido é povo limpo". Nas fotos vejam como está ficando a cidade.
Por Bernardo Silva
Fachada do Colégio Cristo Redentor, e suas reformas, o colégio está de cara nova.


A Praça da bíblia passou por reforma total, os alunos ficam aqui enquanto aguardam o horário das aulas


quarta-feira, 27 de março de 2013

QUANDO O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA


Com o subtítulo "Uma Defesa Apaixonada do Trabalho dos Professores e os Motivos Pelos Quais Precisamos deles Mais do que Nunca", "Um Bom Professor Faz Toda a Diferença" é uma apologia ao magistério.
O autor, Taylor Mali, narra as suas experiências no ensino fundamental e dá exemplos de como um professor pode incentivar e influenciar os alunos de maneira positiva, estimulando o desenvolvimento, a cidadania e a criatividade
O poema, "O que os Professores Fazem", foi inspirado no comentário que um advogado fez em uma festa. "Os professores são tão explorados e desrespeitados que qualquer pessoa que escolha essa profissão hoje deve ter sua inteligência questionada e, portanto, não poderia nem mesmo ser autorizada a ensinar", disse.
Abaixo, leia o trecho que abre a edição.
O que os professores fazem 
Professor promova a diferença!
Ele diz que a grande questão é:
O que um aluno vai aprender com alguém
cuja melhor opção na vida foi ser professor?
Ele comenta com os convidados do jantar que é verdade
o que dizem sobre os professores:
Quem sabe faz; quem não sabe ensina.
Decido morder minha língua - em vez da dele -
e resistir à tentação de comentar com os convidados
que também é verdade o que dizem sobre os advogados.
Afinal, estamos jantando e temos que conversar educadamente.
Então, Taylor, você é professor.
Seja honesto, não deve fazer lá muito dinheiro.
Quanto você ganha?
Gostaria que ele não tivesse feito isso -
me pedido que eu fosse honesto -
porque eu tenho uma regra
sobre honestidade e passa-foras:
Se pediu, vai levar.
Você quer saber quanto eu ganho ou o que eu faço?
Eu faço os alunos trabalharem mais duro do que eles imaginavam
ser possível.
Eu faço uma nota 5 parecer uma medalha de honra
e um 9 ser um tapa na cara.
Como ousa me fazer perder tempo com um trabalho inferior ao seu
potencial máximo?
Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos na sala
de aula em silêncio absoluto.
Não, vocês não podem trabalhar em grupo.
Não, você não pode fazer nenhuma pergunta agora.
Por que eu não deixo você ir ao banheiro?
Porque você está entediado.
E não precisa realmente ir ao banheiro, precisa?
Eu faço os pais tremerem de medo quando ligo para eles:
Oi. Aqui é o professor Mali. Espero não estar incomodando.
Só queria conversar sobre algo que seu filho disse hoje.
Diante do maior brutamontes da turma, ele defendeu um colega,
dizendo: "Deixe o garoto em paz. E daí que ele está chorando?
Eu ainda choro de vez em quando. Você não?"
E foi o ato mais nobre de coragem que já presenciei.
Eu faço os pais verem os filhos como eles realmente são
e o que poderão vir a ser.
Quer saber o que mais eu faço?
Eu faço os alunos imaginarem,
Questionarem.
Criticarem.
Eu os faço pedir desculpas sinceras.
Eu os faço escrever, escrever, escrever,
E depois ler.
Eu os faço soletrar
Ansioso, exceção, ansioso, exceção,
Até gravarem para sempre a grafia correta dessas palavras.
Eu faço os alunos demonstrarem todos os cálculos matemáticos
realizados
para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final como se nunca tivessem
produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento,
deve segui-lo.
E se alguém quiser julgá-lo pelo que você ganha, mostre
o que você faz.
Olhe, deixe-me explicar direitinho,
para você entender que estou dizendo a verdade:
Sabe o que os professores fazem?
Os professores fazem a diferença!
E você?
Por Bernardo Silva

terça-feira, 26 de março de 2013

Professores e autoridades participam da abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa .


Na última terça-feira, autoridades municipais e professores de Águas de Lindóia que atuam nos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental, estiveram reunidos no Salão Paesággio do Hotel Vacance para a solenidade de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
A primeira palestra da noite foi ministrada pela professora da Faculdade de Educação da UNICAMP e Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade, Ana Lúcia Guedes Pinto. Ela esclareceu que o Pacto Nacional é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.
A palestrante explicou também que se trata de um projeto que prevê a formação continuada de professores alfabetizadores e de seus orientadores de estudos; o envio de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais por parte do Governo Federal; avaliações sistemáticas; gestão, controle social e mobilização social.
 “As diretrizes no pacto pautam-se no direito do ser humano em ser alfabetizado, garantindo a acessibilidade e remoção das barreiras à aprendizagem; a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa; a gestão participativa, integração da família e comunidade, serviço de apoio especializado, currículo multicultural e professores com formação crítico-reflexiva”, destacou a professora.
 “Letras, textos e gêneros: os desafios da alfabetização no século XXI” foi o tema da palestra seguinte, apresentada pelo professor, graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Clécio Bunzen.  O professor iniciou sua fala fazendo uma reflexão sobre “como se ensina”. “Por muito tempo refletiu-se apenas sobre este questão, mas após os estudos realizados por Emília Ferreiro, passamos a questionar também sobre “como se aprende”, e desta forma a criança tornou-se o centro do processo de aprendizagem”, salientou.
Clécio discorreu ainda sobre o papel fundamental do professor como mediador da aprendizagem e parceiro mais experiente no processo. Ele levantou várias questões para reflexão, tais quais: a evolução tecnológica e as implicações no processo de aprendizagem, o fato da escola ter o dever de se constituir um local onde ocorram experiências múltiplas que possibilitem ao aluno adquirir instrumentos necessários para atuar como um cidadão de fato e de direito e a urgência em possibilitar o acesso e o domínio dos alunos aos mais diversos gêneros textuais que circulam pela sociedade.
Ao final, o professor citou vários exemplos de práticas conscientes que consideram o aluno como sujeito. “A escola não é mais um local de transmissão de saberes e sim de produção de saberes”, finalizou.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Águas de Lindóia, João Eduardo de Morais; o diretor de Educação, Eliel Marcos Fernandes; o assessor de Cultura Luiz Fillipe de Carvalho; o Presidente da Câmara Municipal, Nárcio Cavalieri; o vereador Reginaldo de Lima; a Supervisoras de Ensino e Coordenadora do Pnaic, Luciane Malachias de Oliveira; a Supervisora de Ensino e Orientadora do Pnaic, Leila Bernardi Silva; a Supervisora de Ensino, Rosana Ap. Silva além de autoridades das cidades de Lindóia e Serra Negra.
POR BERNARDO SILVA

sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA DIA DE PRESERVAR!


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Frases sobre o Dia Mundial da Água:
- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água
Por Bernardo Silva

segunda-feira, 18 de março de 2013

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA As coisas em nossa cidade em materia de educação, estão acontecendo a todo vapor. Isto se reflete nas ações que vem sendo tomadas pela secretária de esucação de nosso municipio Sra Geniria Almeida, que com tenacidade e competencia vem fazendo as coisas acontecerem na educação de São José da Vitória. A atual gestão escolar de nossa cidade tem por alvo, matricular o maior número de alunos possível, e alfabetizá-los com qualidade. Por exemplo durante todo ano de 2013 haverá, pequisa colaborativa para que sua execução no ano seguinte 2014, seja mais efetiva na formação de professores. Em 2014 haverá formação de professores para aturem na series 1ª a 4ª e 5ª a 8ª com o seguinte Tema: As Estruturas Mutiplicativas e a Formação que Ensinam Matemática na Bahia. Esta informação nos foi passada pela diretora da Unidade Escolar Colégio Municipal Cristo Redentor, Sra Lucivânia, que assinor um "termo de compromisso" com a UESC, que teve como representante a Dra Sandra Maria Pinto Magina, que na oportunidade apresentoo projeto a gestora escolar. A nossa reportagem esteve presente e conta tudo pra você.


Por Bernardo Silva

segunda-feira, 11 de março de 2013

MOTIVAÇÃO PARA O PROFESSOR

"Aprender é descobrir aquilo que já sabemos. Fazer é demonstrar que você sabe disso. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tão bem quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores e professores." 

"Um professor que pode despertar um sentimento de uma boa ação individual, para um bom poema único, realiza mais do que aquele que enche a nossa memória com filas e filas de objetos naturais, classificados com nome e forma."

"Os fluxos de pensamento em termos de histórias, histórias sobre eventos, histórias sobre pessoas, e as histórias sobre as intenções e realizações. Os melhores professores são os melhores contadores de histórias. Aprendemos na forma de histórias." 




Por Bernardo Silva

sexta-feira, 8 de março de 2013

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, PROFESSORES TEM DIA MOVIMENTADO

Gestora escolar Elian

Segunda Coordenadora secretaria.

Maria Dajuda Mãe de Aluno
SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA Hoje dia 08 de Março Dia Internacional da Mulher, professores da rede municipal de ensino lotados no campo e na sede, se reunem pela manhã e tarde nas escolas municipais para comemorar o dia e elaborar estrátegias pedagógicas, para a classe dos professores, e para os alunos.Com isto em mente foi organizadas reunioes com os pais e mestres com o objetivo de levar ao conhecimento de todos os procedimentos que serão adotados durante o ano letivo. Em contra partida hove um momento de reflexão sobre o dia internacional da mulher, suas lutas e seus anseios. O tratamento dado as mesmas em diversos paises, e anecessidade de se termais respeito para com as mulheres. Todos nó da rede municipal de ensino e da secretaria de educação desejamos as mulheres de São José da Vitória da Bahia do Brasil e do mundo,Um feliz dia internacionaal da mulher.
Por Bernardo Silva

quinta-feira, 7 de março de 2013

CAMINHADA PELO RESGATE DO ALUNO EM SÃO JOSÉ DA VITÓRIA

Professores Presentes Na Caminhada de Resgate do Aluno
São José da Vitória – BA. Aconteceu nesta manhã de quinta-feira em nossa cidade o movimento de resgate do aluno, este movimento contou com a presença de vários professores e da Secretaria de educação do município a Sra Geniria Almeida.  Este movimento de resgate tem por objetivo fazer o resgate do aluno que ainda não retornou a sala de aula e aqueles que ainda não se matricularam efetivamente. Segundo Sra Geniria Almeida, este movimento, fortalece a classe de professores e garante a confiabilidade dos pais, no processo educacional de nosso município. As escolas do município estão empenhadas em fazer este resgate, tanto na unidade escolar com de porta em porta, você aluno que ainda não está matriculado faça a sua matricula ainda hoje. É o governo municipal fazendo de tudo para garantir uma educação de qualidade.
Educação de qualidade começa na base, o professor.

Carro de Som usado para chamada do aluno.

Todos Pela educação.

Apoio dos Mestres do Saber.

terça-feira, 5 de março de 2013

VOLTA AS AULAS EM SÃO JOSÉ DA VITÓRIA: EMGC




 SÃO JOSÉ DA VITÓRIA – BA Aconteceu nesta segunda a volta as aulas em nossa cidade, o corpo docente das escolas do município estavam radiantes e felizes por fazer o acolhimento dos alunos que compareceram ao primeiro dia de aula do ano.l além de aquisição de novas carteiras e cadeiras. No Colégio Cristo Redentor, o comparecimento correspondeu a cerca de 85% do total de alunos matriculados na unidade escolar, isto corresponde a expectativa dos professores que já esperava por esse índice. 



Já na Escola Guilhermina Cabral, a adesão foi quase total, o que se viu foi os pais conduzindo os seus filhos até a unidade escolar e que também foram acolhidos pelos professores e diretoria na pessoa da gestora Edileusa, que comanda a unidade escolar. como ela mesma disse: “isto gera felicidade para os educadores ver que os pais estão atendendo as solicitações das escolas, em relação ao cumprimento do calendário escolar e se tornam parceiros na arte de educar. Enquanto isso no Educandário Menino Jesus, havia uma euforia total por parte da equipe de trabalho, a vice-gestora Elian estava cuidando do preparativos, enquanto os professores prestava atendimento aos pequeninos que eram trazidos pelos pais. Houve muito choro por parte de alguns alunos, mais a vice-gestora garantiu que isto é normal no primeiro dia de aula da creche-escola.